segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Circuito CAIXA no Recife terá atletas ‘novatos’ como o do grupo de advogados

Ronnie Duarte (de amarelo), diretor geral da ESA | Luiz Doro/ adorofoto

Competidores como o advogado Ronnie Duarte, que começaram a correr há pouco tempo, escolheram a quinta etapa da competição para enfrentar o desafio do esporte

Na estreia do Recife como etapa do Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (28/8), atletas 'novatos' nas competições de rua vão tomar conta da Praça do Marco Zero. Ronnie Preuss Duarte, coordenador do recém-criado grupo de pedestrianismo da Escola Superior de Advocacia Prof. Ruy Antunes (ESA-PE), é um desses competidores. Sua participação reflete o interesse cada vez maior pela modalidade em Pernambuco, estimulado também pela chegada do Circuito ao Estado. A prova terá largada às 8 horas e percursos de 5 km e 10 km.

"A corrida operou uma grande mudança na minha vida, inclusive com a perda de peso. Também tenho duas hérnias de disco e não sinto mais dor nenhuma, até pela rotina de alongamentos dos treinos. Por isso, pensei num meio de incentivar os meus colegas a praticar o esporte, também, e surgiu a ideia do grupo", conta Ronnie Duarte, diretor geral da ESA-PE.

O grupo de pedestrianismo treina todos os sábados, sempre em locais diferentes da cidade, com orientação do treinador Emerson Damásio, da HealthTeam, responsável pela distribuição das planilhas de treinos de acordo com o estágio de cada atleta. O objetivo é preparar os novos atletas para a 1ª Corrida dos Advogados, que deve ser criada em 2012. Já em sua estreia, dia 13 de agosto, no Parque Dona Lindu, o grupo contou com a adesão de mais de 50 pessoas. A maioria é sedentária ou pessoas que já praticavam alguma atividade física, mas sem planejamento.

Para Ronnie, o principal desafio de quem está começando a correr agora é manter a disciplina, superando a dor dos primeiros dias para treinar regularmente. "O exercício físico libera endorfina, que dá uma sensação de prazer que recompensa o esforço", acredita. "E, além dos benefícios físicos, a corrida também dá mais disposição para o trabalho, elimina o estresse acumulado no cotidiano, melhora a autoestima".

A etapa do Circuito CAIXA no Recife será a segunda prova de Ronnie, que disputou, em julho, os 5 km da Maratona Maurício de Nassau. "Se eu conseguir completar essa distância em menos de uma hora, na prova da CAIXA, já vou ficar muito feliz", conta.

Herói do Atletismo visita o Recife

A estreia do Circuito CAIXA no Recife ainda contará com a presença de Nelson Prudêncio, ícone do atletismo brasileiro. O medalhista olímpico é o padrinho da quinta etapa da competição e vai à capital de Pernambuco para conversar com crianças e adolescentes da cidade e dar a largada da prova, neste domingo.

Dono de duas medalhas olímpicas no salto triplo (prata nos Jogos da Cidade do México/1968, e bronze na Olimpíada de Munique/1972), Prudêncio é hoje vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e professor do curso de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O ex-atleta também faz parte do programa Heróis do Atletismo, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA tem a chancela da CBAt. São 11 as etapas disputadas em nove Estados do Brasil - Recife é estreante e foi incluído no calendário este ano. O Circuito tem grande importância para os atletas de elite porque todas as 11 corridas valem pontos para o ranking brasileiro de provas de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA em 2012.

Inscrições no Recife terminam nesta terça-feira (23/8)

Os atletas que vão disputar a quinta etapa do Circuito CAIXA, no Recife, devem garantir vaga pelo site www.circuitocaixa.com.br ou nos postos oficiais (veja abaixo), até esta terça-feira (23/8). A inscrição tem o valor de R$ 35,00. Economiários e correntistas da CAIXA que acessarem o site garantem uma economia ainda maior - desconto de 50% sobre a taxa. Atletas maiores de 60 anos também têm direito ao benefício, inclusive nos postos de inscrição.

Postos oficiais nas Lojas Centauro

Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777
Shopping Tacaruna - Rua Gov. Agamenon Magalhães, 153
Shopping Plaza Casa Forte - Rua João Santos Filho, 255

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial. No Recife, conta ainda com o apoio da Prefeitura do Recife, da rádio Jovem Pan Recife, da Água Mineral Indaiá e da Ótica Oculum, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação Pernambucana de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

via Local
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário