quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Circuito CAIXA ajuda a divulgar Uberlândia como pólo esportivo

Crescimento no número de participantes | Luiz Doro/ adorofoto

Sexta etapa da competição volta a Minas Gerais em 18 de setembro; inscrições ainda podem ser feitas até este domingo (11/9)

A sexta etapa do Circuito de Corridas CAIXA, em Uberlândia (MG), dia 18 de setembro, será recebida por uma cidade que respira esportes e cada vez mais se rende ao atletismo. "Desde a chegada da competição (em 2008), aumentou o interesse pelas corridas. O número de praticantes só cresce", garante Antônio Carrijo, diretor geral da Futel (Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer), que promove uma série de iniciativas para incentivar a prática esportiva entre os mineiros. Se o crescimento da corrida de rua é uma realidade no Brasil, a presença de atletas de elite estimula ainda mais a participação de amadores nas provas, como em Uberlândia.

"O Circuito CAIXA é uma competição de nível internacional, com grandes atletas da elite brasileira e de outros países. Ver de perto fundistas como os do Cruzeiro, por exemplo, aguçou o interesse dos mineiros aqui de Uberlândia em buscar orientação técnica, competir de forma profissional", analisa Carrijo.

Uberlândia conta com iniciativas como o programa "Agita Uberlândia", que promove ginástica artística e corrida, entre outras atividades, e o grupo "Corredores Amigos do Parque Sabiá", que faz treinos abertos, todas as semanas, no Parque Sabiá, que comemorou seu aniversário no último domingo (4/9). O parque é o maior ponto de encontro de fundistas e atletas do vôlei, basquete, futsal e outras modalidades que têm força na cidade.

O incentivo aos esportes, em geral, e às corridas, em particular, também se reflete no incremento da economia local. Isso pode ser observado, por exemplo, pelo crescimento das lojas de material esportivo e o aumento da procura pelos cursos de Educação Física nas faculdades de Uberlândia. "O esporte traz benefícios em todas as áreas, para a cidade. Gera mais trabalho, qualidade de vida, e ainda incrementa o turismo. A corrida, por exemplo, envolve também as famílias dos atletas. Muitos não vêm apenas para competir, mas buscam o lazer. Por isso, provas como a do Circuito CAIXA ajudam a divulgar o nome da cidade", diz.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA tem a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). São 11 as etapas disputadas em nove Estados do Brasil - as próximas cidades a sediar a disputa, depois de Uberlândia, serão Curitiba (25/9), São Paulo (2/10), Ribeirão Preto (16/10), Porto Alegre (30/10) e Brasília (6/11). O Circuito tem grande importância para os atletas de elite porque todas as 11 corridas valem pontos para o ranking brasileiro de provas de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA em 2012.

Inscrições com valor promocional seguem até este domingo

Os atletas que vão disputar a sexta etapa do Circuito CAIXA, em Uberlândia, podem garantir suas vagas - as inscrições custam R$ 35,00 - até este domingo (11/9), pelo site www.circuitocaixa.com.br ou na loja Centauro do Center Shopping Uberlândia (Av. João Naves de Ávila, 1331). Via site, economiários e correntistas da CAIXA ainda têm um desconto de 50% sobre a taxa. Fundistas maiores de 60 anos mantém o benefício até o final das inscrições.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal. A Centauro é a loja oficial do Circuito, que tem apoio da Marathon, isotônico oficial, e da Polenghi. Em Uberlândia, conta ainda com o apoio da Federação Mineira de Atletismo, Prefeitura de Uberlândia, Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e supervisão técnica da CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

via Local
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário