segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Futebol Americano terá Campeonato Brasileiro a partir de 2012

Foto de Rogério Florentino

A partir de 2012 o futebol americano passa a ter um Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. A decisão foi tomada em um AGE (Assembléia Geral Extraordinária) entre a AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) e representantes de todo pais. A decisão permitirá a denominação de campeão brasileiro para a equipe vencedora.
Hoje isso não era possível por existirem três campeonatos nacionais (LBFA – Liga Brasileira de Futebol Americano, Torneio Touchdown e LINEFA - Liga Nordestina) - que acontecem em paralelo.

As regras do novo formato de competição ainda estão sendo estabelecidas e devem ser concluídas em uma nova AGE no dia 28 de novembro. A única determinação até agora é que apenas uma equipe de cada estado da federação poderá participar da disputa. Ficou determinado ainda que nenhum time filiado a AFAB, direta ou indiretamente, poderá participar de qualquer outra competição independente. É importante lembrar que a AFAB é a entidade maior do
Futebol Americano no Brasil, filiada à IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano) e registrada no Ministério dos Esportes.

Para o Cuiabá Arsenal esse é um passo bastante significativo na consolidação do esporte. A equipe participa de competições nacionais desde 2009, quando disputou o Torneio Touchdown, que foi a única competição nacional naquele ano; em 2010 todas as oito equipes que disputaram o Torneio Touchdown em 2009 fundaram a LBFA; o Torneio
Touchdown em 2010 aconteceu com sete novas equipes.

"O Arsenal, assim como a maioria das equipes, entende que a existência de apenas uma competição nacional é a melhor solução para o esporte", afirma o presidente da equipe e presidente da LBFA, Orlando Ferreira Junior.

De acordo com ele, a LBFA foi criada para suprir uma necessidade das equipes fundadoras de organizar uma competição nacional que permitisse aos participantes disputarem o título com as melhores equipes do país.
"A realização de outras competições nacionais em paralelo tem impedido que os atores envolvidos (dirigentes, jogadores, imprensa e fãs) conheçam ou mesmo reconheçam o vencedor de uma das competições como o
Campeão Brasileiro, além de gerar confusões em quem acompanha o esporte".

Ferreira afirma que as equipes da LBFA, através das suas entidades estaduais, participarão ativamente na elaboração do formato da competição nacional, com o objetivo de construir o melhor projeto para todas as equipes e para o público que acompanha o esporte. "A LBFA, através das equipes e da sua diretoria, continua mobilizada para que a
Temporada 2011 seja concluída com sucesso. Além disso, queremos cumprimentar a Diretoria da AFAB pela medida. O Futebol Americano no Brasil precisa disso", concluir Ferreira.
--
Caroline Pilz Pinnow | Imprensa
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário