sábado, 10 de dezembro de 2011

NBB - Todos de olho no líder

Mesmo com a pressão do time da casa, o Flamengo venceu o São José | Ronny Santos/PMSJC

Flamengo vence o São José, neste sábado, mantém a liderança, mas vê Uberlândia, Paulistano e Brasília também avançando na oitava rodada do NBB

O Flamengo visitou o São José/Unimed/Vinac, neste sábado (10), e conquistou sua sexta vitória consecutiva no NBB. Com placar centenário, 101 a 98, os cariocas mantiveram a liderança isolada da competição, com sete vitórias em oito jogos disputados (87,5% de aproveitamento). O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

David Jackson, do Flamengo, foi o cestinha da partida, com 27 poontos - 14 deles no último quarto. Marcelinho Machado, com 23 pontos de 13 assistências, e Kammerichs, com 17 pontos e 14 rebotes, também foram bem e chegaram ao duplo-duplo. Do outro lado, Dedé foi o maior anotador, com 21 pontos. Murilo, 17 pontos e dez rebotes, e Fúlvio, 17 pontos e dez assistências, alcançaram o duplo-duplo.

"A vitória foi muito importante, principalmente por ser um jogo fora de casa e contra um adversário direto na briga pela liderança. Acho que nosso maior mérito foi o jogo coletivo, conseguimos distribuir bem as jogadas, sem sobrecarregar um único jogador", disse Marcelinho.

Na cola do Flamengo, três equipes também venceram nesta rodada e estão bem próximos do líder do NBB. Após perder para a Liga Sorocabana, na quinta-feira, o Unitri/Universo voltou a vencer no NBB. Neste sábado, o time de Uberlândia superou o Itabom/Bauru, por 86 a 84, alcançando a sexta vitória em oito jogos na competição.

O ala/pivô Luis Gruber foi o cestinha do Uberlândia na partida, com 21 pontos, seguido pelos alas norte-americanos Robby Collum e Robert Day, que anotaram 18 e 17 pontos respectivamente. O grande destaque individual do jogo, no entanto, foi o pivô do Bauru, Jeff Agba, que marcou um duplo-duplo de 32 pontos e 12 rebotes. O armador Larry Taylor também anotou dois dígitos em dois fundamentos, 16 pontos e 10 rebotes.

Abaixo do Uberlândia na tabela está o Paulistano/Unimed, que venceu,fora de casa, o Vila Velha/Garoto/BMG, por 81 a 78. Os paulistas, que ficaram atrás durante quase toda a partida, reagiram no último quarto e conseguiram a vitória com uma virada nos minutos finais. O ala Pedro foi o principal responsável pela virada. Com oito pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos no último quarto, foi dele a bola de 3 pontos que colocou a equipe paulista na frente, a 49 segundos para o final. Pedro terminou como um dos cestinha do Paulistano na partida, com 17 pontos, ao lado do ala/pivô Felipe, que conseguiu um duplo-duplo, com 17 pontos e 13 rebotes.

"Eles tiveram o domínio durante todo o jogo, mas não deixamos eles escaparem muito, nos mantendo no jogo. No final, conseguimos a virada, com algumas roubadas de bola e bons arremessos. A nossa equipe merece essa vitória, que dá uma moral muito grande para a gente", disse Felipe.

O Brasília também vem crescendo no NBB. O atual bicampeão superou o Winner/Limeira, por 82 a 76, atuando em Sobradinho, a 22km de Brasília. O ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o cestinha da equipe, com 22 pontos, mas o armador Limeira, Vitor Benite, foi o maior pontuador da partida, com 23. Com o resultado, os brasilienses chegaram à quinta vitória em sete jogos (71,4%).

Recuperação francana

Após seis derrotas consecutivas, o Vivo/Franca conseguiu uma vitória ao bater, fora de casa, a Liga Sorocabana, por 80 a 70. Os norte-americanos da equipe francana, Basden e Sowell foram os cestinhas, com 22 e 21 pontos, respectivamente. Essa foi a segunda vitória do time de Hélio Rubens em oito jogos no NBB.

Outro que conseguiu se recuperar na competição foi o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, que superou o Tijuca, em casa, por 74 a 72. Os alas André Goes e Audrei se destacaram pelo time catarinense, anotando 43 dos 74 pontos da equipe. O Joinville possui, agora, duas vitórias em seis jogos.

Fechando a rodada, o Minas conquistou uma vitória importante sobre o Araraquara, em casa, por 83 a 72. O ala/pivô Leandro teve um bom desempenho ao ser o cestinha do jogo com 20 pontos. Os mineiros tem uma campanha de três vitórias e quatro derrotas, enquanto o Araraquara é o único time que ainda não venceu no NBB.

Confira os resultados da oitava rodada do NBB:

10/12 (sábado)
Vila Velha/Garoto/BMG 78 x 81 Paulistano/Unimed
Itabom/Bauru 84 x 86 Unitri/Universo
Minas 83 x 72 Araraquara
Uniceub/BRB/Brasília 82 x 76 Winner/Limeira
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 74 x 72 Tijuca
São José/Unimed/Vinac 98 x 101 Flamengo
Liga Sorocabana 70 x 80 Vivo/Franca

Para conferir as estatísticas completas e as fotos dos jogos do NBB acesse:
www.liganacionaldebasquete.com.br

Guilherme Buso e Victor Moraes | Comunicação/LNB
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário