terça-feira, 11 de junho de 2013

Pentacampeão brasileiro, Giomar Pereira quer título inédito do Circuito CAIXA em Salvador

O fundista, ídolo baiano, será o grande destaque da estreia da competição na capital do Estado, neste domingo (9)

Giomar Pereira, pentacampeão brasileiro | Luiz Doro/adorofoto

Celebrando dez anos de história, o Circuito de Corridas CAIXA 2013 também pode marcar o auge da carreira de Giomar Pereira, pentacampeão brasileiro e "rei" da competição, com 21 vitórias. O baiano de Jacobina é novamente o líder do ranking nacional de corrida de rua e quer se consagrar em Salvador, diante da família, dos amigos e de seus conterrâneos. A prova terá largada às 7 horas, no antigo Aeroclube, no Parque Atlântico (Av. Otávio Mangabeira, altura do nº 6.100), e percursos de 5 km e 10 km.

"O Giomar está provando, a cada disputa, que é um atleta diferenciado. Aos 40 anos, corre em alto nível, sempre brigando pelo pódio, e mais uma vez é o líder do ranking (tem 194 pontos). Ele tem tudo para ser hexacampeão, este ano, e se isso acontecer será o ponto alto da carreira dele. Ainda mais com uma vitória em casa, na Bahia" destaca Alexandre Minardi, técnico do Cruzeiro, equipe mineira de atletismo pela qual Giomar compete. "Ele vai com todas as suas forças para a prova de Salvador, por estar correndo diante dos baianos. E, como não gosta muito de subidas e descidas, o percurso plano de lá será excelente."

Se vencer em Salvador, Giomar vai juntar o título inédito do Circuito CAIXA aos outros quatro da corrida de Duque de Caxias de Jacobina, corrida tradicional de sua cidade natal, da qual é o maior destaque. "Será uma emoção diferente correr em Salvador. E acho que o desgaste virá mais rápido, pela proximidade com a praia e o calor. Em Jacobina, que fica num vale, nem sempre as temperaturas são tão altas. Mas já estou acostumado, se fizer um calor em torno de 27 graus, estará agradável para mim. E também conta o fato de que não vou precisar viajar. Eu é que vou ficar esperando os adversários", observa Giomar.

O fundista terá a companhia de outros três colegas do Cruzeiro, na disputa do Circuito CAIXA em Salvador: Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes, terceiro do ranking brasileiro, com 134 pontos, Justino Pereira da Silva e o novato Daniel Henrique Alves Sabino.

O Circuito CAIXA celebra dez anos de história, em 2013. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Nesta temporada o Circuito já percorreu quatro cidades: Goiânia, Uberlândia, Belo Horizonte e Campo Grande. Agora segue para Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife(11/8), Porto Alegre (1/9), Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). As 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.

A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Salvador, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, além da supervisão técnica da CBAt e Federação Baiana de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Juliana Leite | Local